Professor adjunto de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa no Centro de Educação e Letras da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Federal do Acre, campus Floresta e professor colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2017).
Professora sênior Livre Docente na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1983), obteve grau de Mestre em Artes na ECA/USP, em 1995, com a dissertação Um Palco Sob as Arcadas. Em 1997, foi contemplada com uma Bolsa de Estudos Vitae de Artes. Em 2002, doutorou-se em Artes, pela ECA/USP, com a tese Recursos Estilísticos na Dramaturgia de Jorge Andrade. Entre 2003 e 2020, foi professora de História do Teatro Brasileiro e História das Artes Cênicas no Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA/USP. É orientadora no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA desde 2004. É vice coordenadora do Centro de Documentação Teatral da ECA/USP (2021), de onde foi coordenadora entre 2004 e 2021.
Doutora em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Foi pesquisadora visitante no Martin E. Segal Theatre Center/ City University of New York e no Institut de Recherche en Études Théâtrales/ Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo – USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.
Pesquisador do teatro brasileiro, com doutorado em História pela UFMG e estágio de pesquisa na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, França. Organizou, em parceria, o livro Lugares de onde se vê: teatro e sociedade (EdUEPB, 2022).
Professora e pesquisadora, mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp e doutora em Letras - Literatura Brasileira pela USP, com tese sobre Carlos Alberto Soffredini, tendo sido uma das organizadoras da publicação das obras principais do autor, em 2017. Pós doutorado concluído em 2022, com publicação de livro A pipa de Diógenes a partir de peça inédita de Oduvaldo Vianna Filho e Gianfrancesco Guarnieri, encontrada no Centro de Documentação Teatral (CDT) da USP.
Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. É uma das organizadoras de Theatro de Amilar Alves (Pangeia, 2023).
Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes (1984), com especialização em Organização de Arquivos - Instituto de Estudos Brasileiros (1990) - e Gestão Cultural - Paris III Sorbonne Nouvelle (1998-1999). Mestre e Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente, é bibliotecário na Biblioteca Jenny Klabin Segall/Museu Lasar Segall/IBRAM/MinC e na Biblioteca do Goethe-Institut São Paulo.
Graduada em Letras português-inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2015. Obteve em setembro de 2020 o título de Mestra pelo programa de pós-graduação em literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, pesquisando o teatro do padre José de Anchieta. Em janeiro de 2021, iniciou o Doutorado no programa de pós-graduação em literatura portuguesa da mesma instituição, estudando as obras teatrais de José de Anchieta e de Gil Vicente.
Graduado em Direção Teatral pela UFOP, tendo desenvolvido três pesquisas de iniciação científica sobre dramaturgia e história do teatro brasileiro, duas delas financiadas pela FAPEMIG. Mestre (2016-2018) e Doutor (2019-2024) em Artes Cênicas pela ECA/USP, ambos com bolsa FAPESP e com dois estágios de pesquisa na França. Sua dissertação abordou o paradigma teatro-literatura e as primeiras rupturas, enquanto sua tese investigou o Teatro Nacional na Belle Époque Tropical. Atualmente, é Pesquisador Independente e bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq.
Graduado em Letras (Inglês e Francês) pela Universidade de Oxford (2013), Mestre em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa (2017) e Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu a tese, "Na encruzilhada: a feiticeira como espelho da condição feminina no teatro português moderno e contemporâneo", sob a orientação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin.
Apoio