Capítulo para o livro Outros modernos no Brasil: 1870-1930, organizado por Giovanna Dealtry, Luís Augusto Fischer e Guto Leite.
"Gestos modernos no teatro da década de 1930: as peças Amor…, de Oduvaldo Vianna e Deus lhe pague, de Joracy Camargo" Lígia Balista, Phelippe Celestino, Paulo Pina e Carlos Gontijo
Capítulos para o livro Novas Histórias do Teatro, organizado por Henrique Buarque de Gusmão.
"As loterias para o teatro no século XIX: o caso da Província de São Paulo" Elizabeth Azevedo
"Para uma história das edições teatrais: problemáticas, perspectivas e o caso de Vestido de Noiva" Henrique Brener Vertchenko
"Teatro popular português do século XVIII entre o gosto e o mau gosto" Carlos Gontijo Rosa
"A escrita do corpo feminino na cena teatral brasileira: leituras de A herança, Fala baixo, senão eu grito e Vaga carne" Esther Marinho Santana, Lígia Rodrigues Balista e Maria Clara Gonçalves
Foto: Esther Marinho Santana - Museu do Patrimônio de Hong Kong - Hong Kong Heritage Museum
Organização de Dossiê Temático Acervos Ex-cêntricos: as materialidades diversas da documentação nas Artes Cênicas" Revista Urdimento v. 2, n. 55, de agosto de 2025 e-ISSN: 2358-6958
Submissões até 10 de junho de 2025
Os acervos das artes da cena distinguem-se como valiosas iniciativas para a salvaguarda da memória dos espetáculos e como fontes de pesquisa das mais fecundas. Sua ampla e diversa gama de conjuntos documentais pode abranger desde itens habitualmente valorizados pela crítica literária na análise do fazer artístico, como manuscritos de peças, correspondências, primeiras edições de textos e registros jornalísticos, a recursos por vezes negligenciados nos estudos especializados, relacionados à materialidade cênica e às dimensões sociais, políticas e econômicas das obras, tais quais programas de espetáculos, figurinos, objetos cênicos, maquetes, desenhos de cenários, plantas, mapas de iluminação, arquivos sonoros, partituras, imagens, gravações em vídeo, diários de ensaios, anotações de palco, livros de borderôs, contratos, notas de censura, entre outros. Plurivalentes, esses tantos materiais propiciam um melhor entendimento de questões relativas aos processos de criação, experimentação, produção, montagem, circulação e recepção. Além disso, desvelam novas possibilidades investigativas, pois convidam à reorientação de epistemologias e metodologias, bem como instigam a reconsideração de juízos críticos cristalizados e de concepções hegemônicas do desenvolvimento dos palcos.
Buscando aprofundar e ampliar as reflexões sobre as potencialidades dos patrimônios de acervos das artes cênicas, o grupo de pesquisa Estudos do Teatro Ex-cêntrico – ETEx (UFAC/USP/CNPq) convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem para este dossiê temático. Serão contemplados artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiências. Consideração especial será dada a trabalhos que explorem recursos e suportes pouco privilegiados por discursos canônicos rumo à proposição e articulação de olhares outros e plurais sobre a história e a historiografia da dramaturgia e dos espetáculos, suas ossaturas estéticas, bem como suas imbricações sociopolíticas, culturais, financeiras e diplomáticas.
Dentre as abordagens possíveis, quer em contexto brasileiro ou estrangeiro, destacamos:
✔ A contribuição dos arquivos e acervos para a revisão de visões críticas e juízos estéticos nas Artes Cênicas;
✔ A descentralização do texto literário enquanto objeto de crítica e historicização das Artes Cênicas;
✔ Os processos criativos e colaborativos das Artes Cênicas a partir de acervos de companhias e artistas;
✔ As diferentes modalidades do olhar através de suportes visuais variados;
✔ As mediações entre os palcos e o público realizadas por programas de espetáculos e materiais de divulgação e publicidade;
✔ As novas descobertas e a recuperação de textos e espetáculos que caíram no esquecimento;
✔ Esforços para a constituição, catalogação, organização e manutenção de acervos públicos ou privados;
✔ Incentivos e entraves para a criação de instituições de preservação da memória das Artes Cênicas;
✔ Modos de compreensão dos circuitos teatrais globais a partir de vestígios empresariais, diplomáticos, midiáticos, artísticos e literários;
✔ Debates nas Humanidades Digitais sobre o uso de ferramentas e demais tecnologias de processamento de informações, para a obtenção, análise e disponibilização de dados das Artes Cênicas.
O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é coordenado por Esther Marinho Santana (Universidade de São Paulo), Phelippe Celestino (Universidade de São Paulo) e Robin Driver (Universidade de São Paulo) e composto pelos membros do grupo de pesquisas Estudos do Teatro Ex-cêntrico (UFAC/USP/CNPq): Elizabeth Azevedo (Universidade de São Paulo), Carlos Gontijo Rosa (Universidade Federal do Acre), Henrique Vertchenko (Universidade Federal de Minas Gerais), Lígia Balista (Universidade de São Paulo), Maria Clara Gonçalves (Universidade Federal do Espírito Santo), Marina Domene (Universidade de São Paulo) e Paulo de Almeida Pina (Museu Lasar Segall/IBRAM/MinC)